2º receita da nova série aqui da página “Não gostas mesmo?” Onde eu vos pergunto um ingrediente que não gostam e crio uma receita com esse mesmo ingrediente!
Desta vez a sugestão selecionada foi a dita por muitos vocês, que dizem que não gostar de couves de bruxelas, será que não gostam mesmo?
Às vezes dizemos não gostar de certos alimentos, apenas porque não os consumimos ou os experimentamos de diversas maneiras. Se há algo que aprendi com a cozinha foi isso, existem certos alimentos que não gosto de uma forma, mas de outra já adoro, cozinhar é explorar os sabores e puxar pela criatividade!
Foi isso que fiz com as couves de bruxelas e decidi criar umas bolas crocantes delas com queijo cheddar. Uma entrada ou acompanhamento perfeito! Super crocantes e ótimas para incorporares este vegetal na tua alimentação! Algo simples de se fazer e delicioso!
As couves de bruxelas são uma excelente fonte de ferro e cálcio, mas também é preciso acertar com elas! Já comprei frescas, congeladas e de ambas as formas, há vezes que não são nada ácidas e outras vezes que são muito, por isso é uma questão de sorte, mas acredito que com esta receita vão adorar!
Dicas:
Couves de bruxelas frescas- As frescas que costumo encontrar no Aldi nunca me falharam e não são nada ácidas, recomendo!
Couves de bruxelas congeladas- As congeladas têm sempre um custo mais acessível e eu gosto muito das do @pingodoce.
Molhos que recomendo para mergulharem estas bolinhas:
Maionese vegetal (Normal ou de alho)
Molho agridoce
Molho sweet chilli
Molho BBQ
Características desta receita:
Rápida e fácil- Esta deliciosa receita é super económica e fácil de se fazer e está pronta em aproximadamente 25 minutos.
Bolas crocantes de couves de bruxelas e "queijo"
Umas bolinhas crocantes que te vão fazer gostar de couves de Bruxelas! Uma entrada ou acompanhamento perfeito! Super crocantes e ótimas para incorporares este vegetal na tua alimentação! Algo simples de se fazer e delicioso!
Tempo preparação: 10 minutos
Tempero de confeção: 15 minutos
Tempo total: 25 minutos
Dificuldade- Fácil
Rende- 12-14 bolinhas
Conservação- No congelador
Validade- 3 meses
Ingredientes:
• Couves de bruxelas (1 chávena)
• Leite vegetal (7 colheres de sopa)
• Pitada de Açafrão
• Pimenta e sal a gosto
• Farinha de trigo sem fermento (1 colher de sopa)
• Queijo cheddar vegetal ralado (1 chávena)
• Pão ralado suficiente
• Orégãos secos a gosto
• Farinha Panko q.b
• Óleo vegetal q.b
• Molho da vossa preferência
• Cebolinho picado a gosto
Preparação
1- Limpar as couves frescas, tirar as folhas amarelas e a parte inferior mais rija, se usarem congeladas não necessitam de o fazer. Levar a cozer em água fervente com sal, cerca de 10 minutos.
2- Picar bem as couves com uma faca. Colocar numa tigela grande.
3- Numa taça, preparar o "ovo". Adicionar o leite, o açafrão, o sal e a farinha, misturar até ficar homogéneo. Adicionar à tigela grande com as couves picadas, o queijo, o pão ralado, 5 colheres de sopa do "ovo", sal, os orégãos e a pimenta.
4- Com as mãos amassar bem e moldar a mistura durante um tempo, até ficar toda homogénea e não colar das mãos, se necessário adicionar mais pão ralado. Com uma colher de sopa tirar um pouco da mistura e com as mãos formar uma bola. Repetir este processo até finalizar toda a mistura.
5- Colocar numa tigela, o restante "ovo" e noutra tigela a farinha panko. Passar todas as bolas pelo "ovo" e depois pelo panko.
6- Fritar em óleo bem quente as que quiser e depois escorrer, as restantes que não quiser fazer, colocar num saco de congelação e guardar no congelador até 3 meses.
7- Servir com o molho da vossa preferência e cebolinho picado. Eu servi com maionese vegetal de alho.
Commenti