#pub Natal não é natal, sem bolo rainha ou rei não é verdade?
Se forem como eu e não gostam de bolo rei, com certeza vão amar o bolo rainha.
Para os fãs de bolo rainha e para os que querem experimentar, decidi fazer um bolo rainha tão tradicional, mas claro 100% vegetal! Fica tão bom, ou melhor que o original, super macio, não muito doce, bem recheado, foram palavras de quem experimentou!
Parece-te bem? Toca a pôr as mãos na massa!
Características desta receita:
Receita típica- Esta receita é uma adaptação do típico bolo natalício, o bolo rainha. Esta versão é 100% vegetal e encantou todos os que o provaram.
Ideal para a época natalícia- Este bolinho é ótimo para surpreender no dia de natal! Uma sobremesa típica e que não precisas de abdicar tendo uma alimentação vegetal.
Usei o pinhão da marca Ferbar que é 100% nacional e delicioso! Bolo rainha sem pinhão, não tem graça, pois não?
Bolo rainha vegan
Um bolo rainha 100% vegetal, tão tradicional quanto o típico de natal.
Surpreende nesta época tão especial com este bolinho delicioso, recheado de frutos secos, macio e tentador.
Tempo preparação: 40 min
Tempero de confeção: 30 min
Tempo a levedar: 2h e 30 min
Tempo total: 3h e 40 min
Dificuldade- Média
Rende- Serve 8-10 pessoas
Conservar- 2 dias em temperatura ambiente
Ingredientes:
Frutos secos 200g (pinhões, nozes, amêndoas, avelãs)
Leite vegetal (150ml)
Whisky (40ml)
Manteiga sem sal (75g)
Fermento padeiro seco (15g)
4 ovos GreenTaste ou de linhaça moída
Açúcar (100g)
Raspa de 1 laranja
Farinha de trigo 55 sem fermento (405g)
Leite vegetal para pincelar q.b
Amêndoa e pinhão q.b
Preparação
1- Cortar grosseiramente as nozes e as avelãs. Adicionar a uma tigela, juntar as amêndoas, os pinhões e o whisky. Misturar bem.
2- Preparar os ovos consoante a embalagem, caso tenham o meu ovo. Para quem quiser fazer com linhaça moída, usar 4 colheres de sopa de linhaça para 12 de água, misturar e reservar.
3- Dissolver o fermento no leite morno. Numa taça, juntar a farinha, o açúcar, a manteiga, os "ovos", a raspa da laranja e a mistura do fermento. Envolver tudo bem e trabalhar a massa até estar homogénea e se descolar das mãos, se necessário adicionar mais farinha.
4- Juntar os frutos secos e misturar muito bem na massa e amassar novamente. Formar uma bola com a massa e colocar numa tigela. Cobrir com um pano e deixar levedar num sítio quente até dobrar de volume, cerca de 2 horas.
5- Colocar a massa em cima da mesa polvilhada com farinha e trabalhar um pouco a mesma. Depois, formar o bolo em círculo com um buraco no centro.
6- Colocar num tabuleiro com papel vegetal untado com manteiga vegetal, cobrir novamente com um pano e deixar levedar por mais 30 minutos.
7- Ligar o forno a 180ºC. Pincelar o bolo com leite e decorar com amêndoas e pinhão. Levar ao forno durante 30 minutos ou até dourar.
8- Retirar, deixar arrefecer um pouco. Depois, polvilhar com açúcar em pó e servir.
Opmerkingen