top of page

Doçura de Morango vegan

Atualizado: 21 de abr. de 2023


Hoje trago-vos um dos doces que mais memórias me traz e que estava sempre na mesa das festas que a minha mãe fazia!


Era um doce que comia muito quando ainda consumia derivados e no outro dia lembrei-me das saudades que tinha dele e pensei porque não tentar veganiza-lo? E consegui!


Este doce é ótimo agora para o verão e super rápido e fácil de se fazer! Junta a frescura da fruta, ao doce do leite condensado e apresenta diversas texturas!

Vamos para a receita?

 

Massada vegan

Esta receita foi mais um desafio que me deu enorme gosto fazer! A receita da minha mãe levava claras batidas com gelatina e creme de ovos e eu consegui replicar tudo em modo 100% vegetal e com ingredientes acessíveis!




Se gostaste desta receita também vais gostar:

Características desta receita:


  • Super refrescante- Esta sobremesa é uma ótima opção para estes dias de calor, a fruta combinada com o creme de aquafaba e gelatina vegetal criam uma sobremesa frutada e, ao mesmo tempo, gulosa e fresca!

  • Receita Versátil- Se não gostarem ou não desejarem fazer com o morango, podem fazer com outra fruta do vosso agrado! É só escolherem um sabor de gelatina que mais vos agrade e decoram por cima com a fruta correspondente (kiwi, manga, maracujá, ananás)




Esta sobremesa é incrível de sabor e aspeto. A sobremesa apresenta 3 camadas: Espuma de aquafaba, gelatina e creme de ovos vegetal. Apesar de se juntar as claras à gelatina na hora de montarmos as taças, esta separação ocorre naturalmente conforme vai arrefecendo, devido ao peso das claras.




Doçura de Morango vegan


Uma receita da minha mãe que criei a versão veganizada! A combinação da fruta com o leite condensado, as claras e creme de ovos vegetal, cria uma sobremesa de colher gulosa e super refrescante.

 

Tempo preparação: 15 minutos

Tempero de confeção: 25 minutos

Tempo de solidificação: Aproximadamente 3-4 horas

Tempo total: 3h e 40 min


 

Dificuldade- Fácil

Conservar- Taças de vidro individuais no frigorífico

Validade– 5 dias no frigorífico

Rende- Rende 12 taças individuais



Ingredientes:


• Leite vegetal (Duas medidas da lata de leite condensado)

• Amido de milho (3 c. de sopa)

• Açafrão das Índias q.b

• 1 lata de Leite condensado de coco

• 2 Saquetas Gelatina vegetal em pó sabor morango

• Açúcar branco (6 c. de sopa)

• Água de cozer o grão (300g)

• Morangos frescos q.b




Preparação


1- Começar por fazer o creme de "ovos". Numa panela em lume médio, aquecer metade do leite vegetal com o leite condensado. À parte, dissolver bem o amido de milho com o restante leite vegetal e depois juntar aos poucos à panela que está no lume, para não ganhar grumos. Adicionar o açafrão e mexer sempre até o creme engrossar. Retirar do lume e reservar.


2- Utilizar água de cozer o grão que teve em contacto com o grão por pelo menos dois dias e bater numa batedeira até ganhar consistência de claras em castelo. Reservar.


3- Noutra taça, colocar a gelatina em pó e o açúcar, mexer bem. Adicionar metade da quantidade indicada na embalagem de água fervente de duas saquetas, misturar tudo muito bem. Juntar as claras e envolver muito bem.


4- Numa taça grande ou individuais, colocar o creme de ovos vegetal, depois as claras com a gelatina. Levar ao frigorífico até solidificar.


5- Servir decorado com morangos por cima.




Gostaste desta receita? Experimentaste? Deixa nos comentários a tua opinião


225 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page