#pub Se gostas de inovar na cozinha, esta receita vegan de tofu à Zé do Pipo, que criei para ti vai te surpreender e a todos que a provarem.
A receita que vos trago hoje é mais uma adaptação de um prato típico português, desta vez do "Bacalhau a Zé do Pipo" adorado por muitos, onde o bacalhau é substituído por tofu fresco e algas que lhe conferem todo o sabor e textura necessária.
Se há coisa que eu gosto de vos trazer é este tipo de receitas de pratos típicos portugueses. Esta é uma receita simples mas com um resultado final surpreendente!
Vamos para a receita?
É deliciosa, saciante e supreendente! E claro que a maionese vegan não pode faltar, não é verdade?
Se gostas desta receita, poderás também gostar:
Características desta receita:
Receita típica portuguesa- Adaptação do típico prato português conhecido como Bacalhau à Zé do Pipo, esta versão fica super próxima da original, mais uma prova do poder do mundo vegetal!
Tofu a Zé do Pipo
Tofu à Zé do Pipo uma ótima sugestão para surpreender amigos e familiares. Delicie-se com este prato tradicional em versão vegetal.
Esta receita de tofu à Zé do Pipo é absolutamente divinal e excelente ideia para um jantar. Consegues resistir?
Tempo preparação: 1h 30 minutos
Tempero de confeção: 60 minutos
Tempo total: 2h 30 minutos
Dificuldade- Média
Conservar- Recipiente de vidro fechado no frigorífico
Validade– 4 dias no frigorífico
Serve- 4 pessoas
Ingredientes:
Tofu Natural 4 fatias
Azeite (6 colheres de sopa)
Sal marinho a gosto
Folhas de alga nori q.b
1 kg de batatas casca vermelha
Leite de soja sem açúcar (500ml)
Manteiga vegetal (50g)
Noz-moscada e pimenta q.b
3 dentes de alho picados
1 cebola as rodelas
1 folha de louro
Maionese vegan (Usei da Naturally Green) q.b
Salsa fresca picada q.b
Azeitonas pretas q.b
Preparação
1- Cortar o tofu em fatias médias. Colocar cada fatia num recipiente e temperar com o azeite, o sal e as algas picadas. Numa das faces de cada fatia colocar um retângulo de alga nori. Levar ao frigorífico e deixar marinar pelo menos 1 hora.
2- Cozer as batatas descascadas em pedaços em água com sal. Escorrer as batatas, reduzi-las a puré, juntar a manteiga, o leite vegetal e mexer bem até ficar um puré macio e consistente. Retificar o sal e temperar com uma pitada de noz-moscada e pimenta.
3- Numa frigideira anti-aderente colocar um fio de azeite e deixar aquecer. Introduzir o tofu e selar de ambos os lados.
4- Noutra frigideira, juntar os alhos, a cebola, o louro e o azeite da marinada do tofu, levar ao lume e deixar cozinhar até alourar. Numa travessa colocar as postas de tofu, espalhar a cebola preparada no passo anterior por cima do tofu. Dispor em montinhos à volta do tofu o puré com a ajuda de uma colher ou saco de pasteleiro com boquilha frisada. Espalhar a maionese por cima da cebola e tofu.
5- Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficar bem dourado, retirar e servir quente com salsa fresca picada e azeitonas.
Fiz esta receita hoje e acabei de jantar. Simplesmente divinal. Fica super bom, o puré cremoso e o sabor do tufu é indescritível. 5 estrelas mesmo.. obrigada pelas dicas :) ah aproveitem as cascas da batata para fazer na airfryer por exemplo
Acordei e vi a receita na página de Instagram. Tinha-me sobrado batata cozida do dia anterior, tinha tofu e pensei "tenho que experimentar isto e vai ser hoje mesmo". Quando vi o resultado fez-me mesmo lembrar o bacalhau, com o azeite a borbulhar. Foi das vezes que mais gostei da forma como cozinhei tofu. E tem aquele saborzinho de prato português, com o azeite, a cebola e o alho. A maionese vegan fica deliciosa por cima do tofu. Sem dúvida uma receita a repetir.