top of page

Tofu à Zé do Pipo

Atualizado: 24 de abr. de 2023

#pub Se gostas de inovar na cozinha, esta receita vegan de tofu à Zé do Pipo, que criei para ti vai te surpreender e a todos que a provarem.


A receita que vos trago hoje é mais uma adaptação de um prato típico português, desta vez do "Bacalhau a Zé do Pipo" adorado por muitos, onde o bacalhau é substituído por tofu fresco e algas que lhe conferem todo o sabor e textura necessária.


Se há coisa que eu gosto de vos trazer é este tipo de receitas de pratos típicos portugueses. Esta é uma receita simples mas com um resultado final surpreendente!


Vamos para a receita?

 


Tofu à Zé do Pipo


É deliciosa, saciante e supreendente! E claro que a maionese vegan não pode faltar, não é verdade?



Se gostas desta receita, poderás também gostar:

Características desta receita:


  • Receita típica portuguesa- Adaptação do típico prato português conhecido como Bacalhau à Zé do Pipo, esta versão fica super próxima da original, mais uma prova do poder do mundo vegetal!





Tofu a Zé do Pipo


Tofu à Zé do Pipo uma ótima sugestão para surpreender amigos e familiares. Delicie-se com este prato tradicional em versão vegetal.


Esta receita de tofu à Zé do Pipo é absolutamente divinal e excelente ideia para um jantar. Consegues resistir?

 

Tempo preparação: 1h 30 minutos

Tempero de confeção: 60 minutos

Tempo total: 2h 30 minutos


 

Dificuldade- Média

Conservar- Recipiente de vidro fechado no frigorífico

Validade– 4 dias no frigorífico

Serve- 4 pessoas



Ingredientes:


  • Tofu Natural 4 fatias

  • Azeite (6 colheres de sopa)

  • Sal marinho a gosto

  • Folhas de alga nori q.b

  • 1 kg de batatas casca vermelha

  • Leite de soja sem açúcar (500ml)

  • Manteiga vegetal (50g)

  • Noz-moscada e pimenta q.b

  • 3 dentes de alho picados

  • 1 cebola as rodelas

  • 1 folha de louro

  • Maionese vegan (Usei da Naturally Green) q.b

  • Salsa fresca picada q.b

  • Azeitonas pretas q.b



Preparação


1- Cortar o tofu em fatias médias. Colocar cada fatia num recipiente e temperar com o azeite, o sal e as algas picadas. Numa das faces de cada fatia colocar um retângulo de alga nori. Levar ao frigorífico e deixar marinar pelo menos 1 hora.

2- Cozer as batatas descascadas em pedaços em água com sal. Escorrer as batatas, reduzi-las a puré, juntar a manteiga, o leite vegetal e mexer bem até ficar um puré macio e consistente. Retificar o sal e temperar com uma pitada de noz-moscada e pimenta.

3- Numa frigideira anti-aderente colocar um fio de azeite e deixar aquecer. Introduzir o tofu e selar de ambos os lados.

4- Noutra frigideira, juntar os alhos, a cebola, o louro e o azeite da marinada do tofu, levar ao lume e deixar cozinhar até alourar. Numa travessa colocar as postas de tofu, espalhar a cebola preparada no passo anterior por cima do tofu. Dispor em montinhos à volta do tofu o puré com a ajuda de uma colher ou saco de pasteleiro com boquilha frisada. Espalhar a maionese por cima da cebola e tofu.

5- Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficar bem dourado, retirar e servir quente com salsa fresca picada e azeitonas.




542 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


Guest
May 31, 2022

Fiz esta receita hoje e acabei de jantar. Simplesmente divinal. Fica super bom, o puré cremoso e o sabor do tufu é indescritível. 5 estrelas mesmo.. obrigada pelas dicas :) ah aproveitem as cascas da batata para fazer na airfryer por exemplo

Like
Janine Oliveira
Janine Oliveira
May 31, 2022
Replying to

Que maravilha querida! Fico muito feliz!

Excelente dica das batatas! Beijinhos

Like

Guest
May 31, 2022

Acordei e vi a receita na página de Instagram. Tinha-me sobrado batata cozida do dia anterior, tinha tofu e pensei "tenho que experimentar isto e vai ser hoje mesmo". Quando vi o resultado fez-me mesmo lembrar o bacalhau, com o azeite a borbulhar. Foi das vezes que mais gostei da forma como cozinhei tofu. E tem aquele saborzinho de prato português, com o azeite, a cebola e o alho. A maionese vegan fica deliciosa por cima do tofu. Sem dúvida uma receita a repetir.

Like
Janine Oliveira
Janine Oliveira
May 31, 2022
Replying to

Que bom! Tão bom aproveitar o que temos no frigorífico!

Fico tão feliz por ter gostado! Beijinhos

Like
bottom of page